Crianças e água: uma dupla perfeita no verão



Água a cada meia hora evita desidratação e infecção urinária. Verão para a criançada tem vários sinônimos: praia, diversão, piscina, viagem. Mas para passar pela estação mais quente do ano sem prejuízos à saúde, é preciso estar de olho na hidratação dos pequenos.

O nutrólogo Paulo Lessa explica que, como as crianças não costumam pedir água ou reclamar de sede, os pais têm uma função extra nas férias: oferecer água.

"Isso é na praia, em casa, na piscina. A cada meia hora, chame a criança e dê um pouco de água. Pode ser um copinho de 200 ml, mas que seja de meia em meia hora", orienta.

Lúdico

O médico diz que o incentivo à hidratação deve ser o mais natural possível, de preferência de uma forma que a criança goste.

"Não custa oferecer água, suco ou água de coco em um copinho colorido, por exemplo. Isso deixa a hora de beber o líquido mais agradável. É simples e ajuda", afirma.

Essa foi a solução encontrada por Danieli Rocha para ter um pouco menos de preocupação em casa. Enquanto a pequena Luíza, de 6 meses, ainda fica no colo e tem atenção total da mãe, Brenda, de 2 anos, já brinca sozinha. Por isso, sempre há um copinho de água por perto.

"Eu sempre deixo a água em um copinho da Peppa Pig, do Mickey ou da Minie. A Brenda vê o objeto colorido e vai beber água. Faz parte da brincadeira dela", conta a mãe.

Saúde

O nutrólogo Paulo Lessa lembra que a ingestão satisfatória de água é fundamental para evitar dois males perigosos: desidratação e infecção urinária.

"A quantidade por dia é relativa, depende da idade da criança e do peso. Mas é importante ela estar sempre hidratada. A infecção urinária, por exemplo, não é problema só de adulto e idoso. Então, os pais precisam olhar o odor do xixi dos filhos. É um sinal".

E também vale incluir no cardápio (e até levar para a praia) alimentos que têm muita água na composição, como melancia, abacaxi e abacate.

"O pepino e o chuchu também são bons exemplos. Mas os alimentos e os sucos não substituem a água, rica em nutrientes e que mantém a energia da criança", conclui.

Alimentos cheios de água

Melancia

A fruta é uma delícia, toda criança gosta e o melhor: tem 92% de água na composição. Também tem licopeno e glutationa, que evitam a oxidação das células.

Abóbora cozida

Possui 86% de água. Na versão cozida, é rica em potássio, que ajuda no bom funcionamento dos músculos e nos batimentos cardíacos.

Abacate

Tem 83% de água. Também possui carboidrato, cálcio, fibras, magnésio, potássio e vitamina C.

Pepino cru

Tem até 96% de água. É rico em fósforo e potássio, e também ajuda a limpar e a hidratar o organismo.

Polpa de açaí congelada

Tem 88% de água. Possui fibras, cálcio, potássio, carboidratos e lipídeos. Também contém antocianinas, um tipo de antioxidante que ajuda na prevenção do câncer.

Acerola

Tem 90% de água e possui carotenoides, que atuam na respiração celular, além de muita fibra e vitamina C.

Tomate cru

Tem 95% de água, além de fibras, vitamina C e licopeno, que ajuda a combater radicais livres do organismo.

Fonte: portal Terra


Fonte: A Gazeta

http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2016/01/entretenimento/vida/3920249-criancas-e-agua-uma-dupla-perfeita-no-verao.html


Fonte: Gazeta Online

NOSSOS PARCEIROS